terça-feira, 26 de junho de 2012

Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens!


Querido povo da PJE de MG!
Hoje, trazemos um assunto essencial. Falamos, com orgulho e inquietação, sobre a 
CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS!

O que é a Campanha?

É uma ação articulada de diversas organizações [PJ, PJE, PJR, PJMP e parceiros/apoiadores] para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que acontece no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Como a Campanha surgiu? Por quê ela surgiu?

A Campanha surgiu a partir da indignação dos/as delegados/as presentes na 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (que ocorreu em maio de 2008). Inquietados pelo número crescente de morte de jovens no campo e na cidade por todo o Brasil, nós das Pastorais da Juventude, nos colocamos em marcha para lutar pela vida da juventude em prol de um futuro próspero e livre, sem um passado com sangue jovem derramado pela violência. 

Quem a promove?

As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural). Porém, com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntado como parceiras da Campanha. No Seminário Nacional de preparação da Campanha, realizado em maio de 2009, várias organizações estiveram presentes:

Setor Juventude - CNBB
Comissão Brasileira de Justiça e Paz
Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil
Conselho Nacional de Leigos e Leigas
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
Campanha Reaja ou será mort@!
Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as - Bahia
Jornal Mundo Jovem
Via Campesina

Como se organiza?

As ações foram e estão sendo feitas a partir dos três eixos da Campanha:

Eixo I: “Formação política e trabalho de base”
Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência...

Elaboração de texto-base.

Subsídios preparatórios às Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil alinhados com a temática da Campanha (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante e Dia Nacional da Juventude). (Links para download: Semana da Cidadania 2010, Semana d@ Estudante 2010 e Dia Nacional da Juventude 2010 - SdE e DNJ no site da PJE oficial, sessão 'downloads')

Organização de Seminários Estaduais, de discussão e planejamento da Campanha.
(O Seminário Estadual da Campanha de MG aconteceu no dia 29 de abril: a notícia sobre o seminário pode ser conferida na página: http://pjbh.blogspot.com.br/2012/05/seminario-da-campanha-contra-o.html. Este seminário deu fruto à um roteiro para grupo de jovens que pode ser baixado aqui: http://www.4shared.com/folder/rx7Q53g8/Material_da_Campanha__PJBH_.html)

Criação de um site da Campanha para disponibilizar subsídios, informações e possibilitar a interação com todas as pessoas que aderirem à Campanha: www.juventudeemmarcha.org

Eixo II: “Ações de massa e divulgação”
Organização de uma Marcha Nacional, com o objetivo de denunciar a violência e mobilizar a sociedade no que se refere ao extermínio de jovens.

Organização de pré-marchas locais.

Ações a partir das Atividades Permanentes da Pastorais da Juventude do Brasil.


Eixo III: “Monitoramento da mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos”
Acompanhamento e denúncia das violações de direitos humanos praticadas pela mídia.


Como os grupos de base entram nessa história? 

Seminários, reuniões temáticas, filmes e documentários, teatro, poesia, músicas, reportagens, trabalho voluntário, palestras, estudos do tema, dinâmicas, passeatas, e muuito mais! 
Os grupos de base formam o agente principal das atividades da Campanha (e também das Pastorais). São vocês quem fazem tudo isto funcionar! Utilizar a criatividade e espalhar a Campanha pela escola e pela comunidade de vocês. Aproveitar os materiais fornecidos e colocá-los em prática para divulgar a Campanha e, principalmente, avançarmos na conscientização sobre a falta de segurança e de amparo que a juventude brasileira sofre. 


Oração da Campanha:

Deus da Vida, da beleza, das cores e dos sonhos, ajuda-nos a construir uma sociedade mais justa, amorosa e pacífica, onde possamos viver irmanados e de forma digna e feliz.
Deus Libertador, olha para a juventude brasileira e afasta dela todas as formas de violência, principalmente o extermínio, que derruba tantos jovens cheios de sonhos, projetos e potencialidades.

Pai/Mãe da Juventude, Tu sabes o quanto gostamos de viver, de sonhar, de brincar, de namorar e de fazer tantas coisas boas. Não permita que roubem de nós esses direitos tão essenciais.

Tira de nós toda indiferença e desesperança. Que não deixemos de acreditar em nossos sonhos e de organizar as nossas lutas em busca da Civilização do Amor, do Outro Mundo Possível, do Reino de Deus.

Somos teus discípulos e tuas discípulas jovens que, de mãos dadas e com os pés fincados no chão, seguimos em marcha contra a violência e o extermínio de jovens, numa estrada banhada de sangue, que desejamos ver, sempre mais banhada de flores, sonhos e de justiça.

Caminha conosco, Senhor, porque a luta não é fácil e somente em Ti encontraremos força e coragem para não ter medo e nem desistir da marcha.

A vida da juventude está clamando por nossa ação e, como a jovem Maria, dizemos SIM a este chamado e, com cores e jeitos diversos, pintaremos a bandeira da Paz tão desejada por nossos povos.

Amém, axé, awerê, aleluia!

CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS!





Onde posso me informar mais?



Nenhum comentário:

Postar um comentário