Choque de culturas
Objetivos:
1-
Refletir as diferenças e riquezas culturais.
2-
Valorizar e respeitar as diferentes culturas.
3-
Perceber a cultura como dimensão de tudo o que se faz em cada grupo humano.
4-
Perceber a cultura como a identidade de um povo.
Passos
1-
Dividir o grupo em três sub-grupos. Um subgrupo vai encenar uma tribo indígena
chegando a cidade. Outro subgrupo encena um grupo de operários chegando a uma
tribo indígena. O terceiro subgrupo será observador e avaliador das encenações.
2- O
coordenador orienta com antecedência o subgrupo “indígena” e o subgrupo
“operários” para pesquisarem sobre os custumes, hábitos e relações sociais de
cada do grupo humano que vai representar.
3-
Enquanto os dois subgrupos se preparam, o coordenador orienta o subgrupo que
vai observar e avaliar as encenações.
4- Em
primeiro lugar, a tribo indígena encena sua chegada à cidade. Não conhecem as
formas de nossas cidades, estranham tudo, até as coisas mais simples, e não
percebem os riscos das mais perigosas.
5- Em
segundo lugar, os operários chegam a uma tribo indígena, ignorando toda a sua
realidade.
6-
Debate
- O que observamos?
- O que pode ocorrer no confronto (choque) de duas
culturas diferentes?
- Como analisamos a colonização do Brasil, a partir
da encenação?
- Quais as consequências para nós, hoje?
- refletir as encenações à luz dos textos: Mt.
7,1-15 e Is. 10,1-4.
7-
Coordenador procura sintetizar o debate.
8-
Avaliação:
- O
terceiro subgrupo avalia o trabalho, emitindo opiniões.
Avaliação
Geral
1- O que aprendemos?
2- Como nos sentimos?
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